Jijoca de Jericoacoara - Ceará - Brasil

Windsurf - Jericoacoara

Sem nenhum obstáculo natural para diminuir sua força, os ventos atingem Jericoacoara em cheio, tornando a vila de pescadores um dos lugares mais procurados do Brasil para a prática de esportes que dependem de ar em movimento como o Windsurf.

Jericoacoara é um dos melhores lugares do Brasil e do mundo para ter ventos fortes. A capital do estado, Fortaleza, ja é conhecida por ser um lugar de vento forte, pois recebe os alisios - trade winds - que sopram do continente africano, mas Jericoacoara realmente se destaca. A principal razão é a inclinação da sua costa e a sua Localização Geográfica no Ceará, que permite que os ventos passem paralelos à praia e que possam atingir em cheio Jericoacoara sem diminuir as suas forças. As ondas de Jericoacoara geralmente não são gigantescas, raramente passam dos 2 metros, mas combinadas com o vento forte funcionam como uma catapulta.

Jericoacoara è um verdadeiro show para quem pratica Windsurf.

Windsurf - Praia Central de Jericoacoara - Ceará - Brasil
Windsurf em Jericoacoara na Praia Central - Parque Nacional - Ceará

A costa do Estado do Ceará tem uma orientação SE-NW na maior parte do seu litoral, a costa de Jericoacoara é paralela ao Equador, no sentido E-W e paralela, também, na direção dos ventos alísios, que então passam por Jericoacoara com toda a força e não encontram os obstáculos naturais do continente nos demais trechos do litoral. A cada ano, mais estrangeiros, inclusive profissionais, passam temporadas em Jericoacoara para aprimorar suas técnicas, e muitos nativos já se arriscam nas manobras.

O SPOT é na frente da vila de Jericoacoara, com boas ondas e vento surfabile de acordo com a maré. Muito bonito, mas às vezes lotados. O vento sopra constante, na parte da manhã um pouco menos forte.

É possível praticar windsurf em qualquer ponto da praia de Jericoacoara até o braço do rio (Barra) Guriú, para o lado oeste, que marca o limite da APA, a cerca 10 km de Jericoacoara. Guriú proporciona um velejo sensacional, porque existe o encontro das águas do rio com o mar aumentando a velocidade do velejo. Tatajuba, as lagoas fora Jericoacoara como a Lagoa Azul e Paraíso, são ideais para os que praticam freestyle.

A Praia da Malhada, a leste da enseada, proporciona um ótimo velejo nas ondas, é também freqüentada por muitos surfistas. O vento começa as 9:00 hs e só para a noite, com pico entre 13:00 e 15:00 hs. A época mais forte é o segundo semestre do ano, tendo como pico os meses de agosto e setembro, com ventos que atingem uma média de 20/30 nós, todos os dias. Nos meses de junho a outubro correntes as vezes transportar rochas na praia onde sair. Neste período, é ótimo para trazer os sapatos.

Bons Ventos em Jericoacoara!

Lagoa de JijocaConheça a famosa lagoa de Jericoacoara!

A lagoa divide-se em dois diferentes trechos: Lagoa Azul e Lagoa Paraíso.