A Pedra Furada - Ceará - Brasil

Parque Nacional de Jericoacoara

Desde 1984, Jericoacoara foi declarada uma APA - Área de Proteção Ambiental - e tornou-se um verdadeiro Parque Nacional - PARNA - em fevereiro de 2002, para proteger, preservar e manter a beleza natural da região de Jijoca.

A APA - Área de Proteção Ambiental na praia de Jericoacoara foi criada em 29 de Outubro de 1984 pelo IBAMA e o Governo do Estado do Ceará e tem como principal objetivos proteger e preservar o rico patrimônio natural da região e incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais. A área protegida de Jericoacoara é aproximadamente de 200 quilômetros quadrados, numa estenção dos limites de 10 quilômetros e um unico vilarejo, tendo como limite leste a Praia do Preá e como limite oeste a Vila do Guriú.

Desde 2002, para evitar maior destruição ambiental, o IBAMA juntamente com o governo cearense e a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara firmaram um acordo para transformar a região em PARNA - Parque Nacional de Jericoacoara - nos municípios de Cruz, Jijoca e a Praia de Jericoacoara.

Veja abaixo a área protegida do Parque Nacional de Jericoacoara:

APA - Área de Proteção Ambiental - PARNA - Parque Nacional de Jericoacoara - Desde 2002
PARNA - Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara possui um ecossistema muito frágil, que é controlado pelo mesmo IBAMA. Além disso, a construção de rodovias e estradas, bem como qualquer tipo de pavimentação, a pesca predatória, a caça e qualquer tipo de poluição são proibidos em toda a extenção da área protegida do Parque Nacional. Casas podem ser construídas com no máximo 2 andares. Por ser hoje uma APA e Parque Nacional, pode-se colaborar com á preservação da região de Jericoacoara, algumas medidas podem ser adotadas pelos visitantes, tais como:

O Parque Nacional de Jericoacoara circunda os limites da Vila de Jericoacoara, existindo muito pouco espaço disponível para a expansão da praia e/ou possíveis especulações sobre o valor da terra (muito comun hoje no Brasil), sendo de grande importância para evitar demasiado crescimento demográfico, que acarretaria impactos ambientais e sociais nessa frágil região, visto também a grande fragilidade ambiental das mesmas dunas de Jericoacoara.

O IBAMA assegura que a criação do Parque Nacional de Jericoacoara é uma grande vitória pelo meio ambiente, pois terão controle total sobre o fluxo turístico, protegendo assim todas as belezas naturais da região e melhorando a qualidade de vida da comunidade local.

Mais informações sobre o Parque Nacional de Jericoacoara:

KitesurfConheça o esporte do momento em Jericoacoara!

O kitesurf invadiu toda a região do Parque Nacional de Jericoacoara. Os ventos são ainda mais fortes na Praia do Preá.