PARNA - Parque Nacional de Jericoacoara - Ceará - Brasil

Jericoacoara - O Lugar

Jericoacoara, até 20 anos atrás não passava de um simples vilarejo de pescadores isolado do mundo. Hoje, transformou-se num grande centro de turismo nacional e internacional e Parque Nacional.

Jericoacoara era apenas um lugar perdido e isolado do resto do mundo, hoje é um Parque Nacional que anualmente atrai centenas de turistas em férias de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Com uma população de cerca 10.000 pessoas, a Praia de Jericoacoara ainda mantém intacta a sua aldeia, com suas ruas cobertas de areia, sem estradas, sem muita especulação devido a restrições e leis de proteção ambiental. Por essas simples razões, Jericoacoara cresceu de uma forma positiva, mantendo um estilo de vida pacata e tranqüila, com pequenas Pousadas e Hotéis aconchegantes, construídas com materiais típicos da região (palha, carnaúba, e muita madeira), oferecendo elegância, bom gosto e simplicidade, além do ótimo serviço e bom atendimento.

Jericoacoara é realmente muito bela e simples, e não poderia ser diferente. Não é por acaso que foi eleita como uma das 10 mais belas praias do mundo. A vida na aldeia é muito calma, assim como a disposição dos nativos locais, com um passo tão lento que às vezes os estrangeiros que estão em férias acham tudo isto estranho, anormal, ilógico, porque tão habituados aos grandes ritmos da vida moderna onde tudo é rápido, muito rápido. Jeri não tem tráfego, filas em frente aos bancos, escritórios lotados...forte estresse. Certamente entre as pequenas ruas de areia de Jeri, você pode encontrar uma vaca ou um burro andando solto, mas não existem grandes perigos e pode-se ir livremente na vila.

Na Praia de Jericoacoara é ainda possível assistir aos pescadores que retornaram da pesca do mar com as suas jangadas, assim como faziam há muitos anos atrás, quando sobreviviam só dos fatores naturais da natureza (em jeri muito generosa...).

Hoje Jericoacoara ainda tem essas características naturais, também se lentamente a modernidade está fazendo os seus passos. Existem pessoas bonitas, tantos turistas brasileiros e estrangeiros, lindas lojas, bons restaurantes e bares, e em qualquer época do ano é possível encontrar muitos velejadores em busca dos ventos perfeitos para praticar o Windsurf e Kitesurf, divididos entre Jeri e a Praia do Preá.

Ao final de cada dia você pode assistir um dos mais belos pôr do sol de todo o Brasil, visto de uma duna gigante branca que domina um vasto oceano onde o sol, pouco antes do pôr do sol, se perde progressivamente apenas no interior o mar. Leia mais sobre a Duna do Pôr do Sol.

O clima que vai encontrar em Jericoacoara é verdadeiramente mágico.

Jericoacoara é ainda um paraíso intacto ao longo do tempo, onde tudo está em total sintonia com a natureza do Parque Nacional. É claro que mesmo uma praia como essa tem as suas dificuldades, nada é fácil em qualquer lugar, e muito menos no Brasil.

Talvez, as vezes a falta temporária de energia elétricade ou um específico alimento no supermercado, por exemplo, pode deixar um pouco perplexos os turistas, mas a recompensa e o prazer de viver em um paraíso ecológico como este, deixa bem claro de como o ser humano precisa de muito pouco para estar bem com si mesmo.

Jericoacoara é um paraíso ecológico, não suje a praia e as ruas, respeite e preserve a natureza do Parque Nacional, è um bem de todos.

Mapa de JericoacoaraVeja o mapa de Google!

A área do Parque Nacional de Jericoacoara fotografada por satélite.