Parque Nacional de Jericoacoara - Ceará - Brasil

Lagoa de Jijoca em Jericoacoara - Azul e Paraíso - CE

Localizada no município de Jijoca, a lagoa é uma das maiores atrações do Parque Nacional de Jericoacoara com seus dois diferentes trechos: Lagoa Azul e Lagoa Paraíso.

Jijoca de Jericoacoara é sobretudo conhecida pela sua Lagoa, com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. A lagoa na verdade é uma só, mas a maioria das pessoas conhece a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso, que representam dos trechos diferentes da maior.

A Lagoa Azul

Tem areia branca e bancos de madeira dentro d'água para servir de trampolim. Esta lagoa tem uma grande extensão, e sua paisagem se compara ao colorido do Caribe.

A Lagoa Paraíso

Oferece uma boa infra-estrutura para o turismo com pousadas confortáveis e restaurantes, e é utilizada para praticantes do Kitesurf, além de jangadas de pescadores, principalmente nos meses de julho e janeiro, época dos fortes ventos alisios.

Curiosidade: A lagoa de Jijoca é formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, causa da migração de dunas móveis na planície costeira.

Veja o Mapa de Jijoca de Jericoacoara.

Precisa chover bastante (geralmente de fevereiro até o maio) para que as depressões de agua doce nas lagoas possam exibir o seu esplendor digno do Caribe.

Mais informações sobre a lagoa de Jijoca:

Windsurf em JericoacoaraOs ventos atingem Jericoacoara em cheio!

Jericoacoara é um dos melhores lugares do Brasil para receber fortes ventos.