A Praia de Jericoacoara - Ceará - Brasil

História - Jericoacoara

Muitas coisas não mudaram, desde que Jericoacoara era somente uma tranqüila vila de pescadores, perdida entre enormes dunas brancas, visitada somente por viajantes aventureiros. Descubra a história da vila cearence.

Desde 1994 quando foi divulgada para o mundo como uma das 10 praias mais belas pelo Jornal Washington Post, o turismo se consolidou nesta pequena vila de pescadores. Desde então, turistas de diversas partes do mundo começaram a vir e se encantar pela beleza das dunas, extensas praias e pelo clima perfeito: sol e vento durante, no mínimo, 8 meses por ano. Em 2002 foi criado o atual Parque Nacional de Jericoacoara. O aniversário de Jericoacoara è o 15 de Junho.

Jericoacoara completou em 2008 a sua primeira década com luz elétrica.

1923 - Criação de Jericoacoara

Jericoacoara foi oficialmente criada pela lei municipal nº 94, de 29 de junho de 1923.

1970/1980 - Descoberta definitivamente pelo Turismo

Descoberta pelo turismo nacional e internacional em meados da década de 70/80.

1984 - APA - Área de Proteção Ambiental

A aldeia de pescadores de Jericoacoara foi declarada uma APA - Área de Proteção Ambiental por uma lei federal, presumivelmente para limitar o desenvolvimento da cidade e contribuir para a conservação de sua paisagem.

1992 - Limite de Construção em Jericoacoara

A construção de mais alojamentos foi proibida neste ano, a fim de limitar a quantidade de turistas e visitantes na região de Jericoacoara.

1994 - O Artigo do Washington Post Magazine

Um dos mais importantes anos da história de Jericoacoara, é publicado um artigo no Post Travel Magazine (The Washington Post), que declara Jericoacoara como uma das 10 mais belas praias do mundo para todos os seus aspectos naturais. De agora em diante a fama da pequena aldeia de pescadores chega em qualquer lugar.

1998 - Luz Elétrica

Neste ano, muito importante por Jericoacoara, chega a rede elétrica subterrânea para suprir apenas as casas (não há postes na rua). Até o 1998 a luz elétrica só existia com lâmpadas alimentadas por geradores...as ruas com a luz da lua e das estrelas.

2002 - Parque Nacional

Neste ano, o IBAMA, juntamente ao governo do Ceará e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, transformaram a área de Jericoacoara em um verdadeiro Parque Nacional.

2017 - Hoje

A beleza de Jericoacoara continua sem limites...

A Origem do Nome Jericoacoara

O nome quer dizer buraco das tartarugas, uma referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Algumas pessoas dizem que o nome vem da serra do Serrote, que tem o formato de um jacaré deitado, ou, numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, trasformando-se, com o passar do tempo, para o atual, internacionalmente conhecido como Jericoacoara ou simplesmente Jeri, pela população local.

Windsurf em JericoacoaraOs ventos atingem Jericoacoara em cheio!

Jericoacoara é um dos melhores lugares do Brasil para receber fortes ventos.