Jijoca de Jericoacoara - Ceará - Brasil

Atrações - Parque Nacional de Jericoacoara - CE

Jericoacoara oferece inúmeras belezas naturais, dentro e fora da área de proteção ambiental. Descubra as maiores atrações do Parque Nacional, com suas praias, roteiros e passeios.

A região de Jericoacoara abriga um tesouro de belezas naturais como praias virgens, dunas e lagoas de água clara. São lugares de interesse que vale a pena conheçer com um passeio. Confira abaixo as melhores atrações do Parque Nacional de Jericoacoara.

Pedra Furada

A Pedra Furada é o cartão postal de Jericoacoara, um arco de pedra enorme situado na Região Rochosa de Jericoacoara, que tem inicio apos a praia da Malhada e se estende por cerca de 2 km de litoral. O buraco no centro do arco permite que o contorno do sol se encaixe justamente ali ao se pôr, nos meses de julho e agosto. Para chegar à Pedra Furada, é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 40 minutos pela praia (quando a maré está baixa), aproveitando para curtir as piscinas naturais que se encontram no caminho, ou pelo serrote (quando a maré está alta).

Duna do Pôr-do-Sol

Bem ao lado da vila de Jericoacoara, nasce a Duna do Pôr-do-Sol, uma das mais altas e charmosa do Estado do Ceará. É um dos programas mais procurados ao entardecer. Jericoacoara é um dos poucos lugares do Brasil que permite observar o sol se esconder no mar. Todos os dias, no final da tarde, pessoas que voltam das excursões sobem o morro de 30 metros de areia para preciar o espetáculo do sol mergulhando no mar, considerado o mais bonito do Brasil. É também tradicional ver grupos de Capoeira dançando na base da mesma duna.

Tatajuba

Tatajuba é um vilarejo de pescadores primitivo, distante 25 km de Jericoacoara, faz parte da APA - Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, hoje Parque Nacional. O vilarejo foi encoberto pela ação das dunas, e reconstruído pelos pescadores na outra margem do rio. É por isso que alguns a consideram como Nova Tatajuba. Para chegar nesta praia a melhor opção é contratar um buggy que lhe proporcionará um verdadeiro rally pelas dunas, lagunas, praias e manguezais. O passeio tem duração de cinco horas, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas. Nova Tatajuba talvez representa o que Jericoacoara era 20 anos atras. O vento é o grande artista desse paraíso, dando novos contornos à paisagem a cada instante, onde a contemplação da natureza é o maior prazer.

Praia do Preá

È uma autêntica vila de pescadores, com uma pequena comunidade que mantém o lugar preservado no tempo e ainda vive da captura diária de peixes, camarão e lagosta. O povoado é bem típico porque tem pouca influência turística. A Praia do Preá está começando a desenvolver-se e já possui vários bons hotéis e pousadas localizados na mesma praia, todos construidos com um estilo diferente e agradável. Preá é conhecida sobre tudo para ter fortes ventos, oferecendo assim condições ideais para a pratica do Kitesurf.

Lagoa de Jijoca: Azul & Paraiso

A principal é a Lagoa de Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul e Lagoa do Paraiso. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jericoacoara e é acessível por bugue ou jardineira. Precisa chover muito para que as depressões de água doce nas lagoas possam exibir o seu esplendor muito parecido com as águas do Caribe.

Mangue Seco

O Mangue Seco é uma pequena e tranqüila vila de pescadores situada a cerca de 5 km de Jericoacoara. A seqüencia de dunas na orla parece um verdadeiro deserto à beira-mar. A praia liga-se a Guriú por balsa a remo, sobre um braço de mar que leva a mangues.

Praia da Malhada

Situada na parte oriental da baía, a Praia da Malhada oferece boas condições de ondas, e é freqüentada principalmente por surfistas e também nudistas.

Guriú

Guriú é uma pequena comunidade de pescadores, cerca de 10 km de Jericoacoara. Guriú marca o limite oeste da APA - Área de Proteção Ambiental, aqui é possível alugar uma jangada rústica e passar por enormes formações em toda a foz do rio. Ao final do passeio, os visitantes param em um pequeno bar rústico para alguns deliciosos lanches pelo litoral.

Serrote - Farol

Com 98 metros de altura, o Serrote é o monte mais alto da região de Jericoacoara e também funciona como barreira que impede que as areias em movimento alcancem e cubram a vila. Constítuido de quartzito, durante muitos anos forneceu pedras para construção das casas da vila. Com a criação da APA de Jericoacoara, ficou proibida a extração de qualquer elemento do Serrote, assim como a circulação de carros e bugues por sua extensão. No pé do Serrote está a Pedra Furada, e no topo fica o Farol de Jericoacoara, inaugurado em 1952. O Farol é o melhor lugar para ver nascer e cair o sol, porque oferece a melhor vista para o mar leste.

Mapa de JericoacoaraVeja o mapa de Google!

A área do Parque Nacional de Jericoacoara fotografada por satélite.